🔥Desde 2016! 💥O maior e mais ativo grupo de .NET do Telegram há 9 anos. 🎯Grupo sobre .NET, ASP.NET, Mono, .NET Core, Xamarin, C# etc. Use /info para as regras e informações adicionais. 👉Regras: go.gaGO.io/dotnetbr-rules
O api gateway coloca um x-request-id no cabeçalho do request que chega à aplicação e no response e eu só propago.
Читать полностью…No caso usou um middleware para adicionar no cabeçalho?
Читать полностью…Meu api gateway gera esse Id, ele vai no request para a aplicação e é adicionado como cabeçalho no response, em qualquer cenário (sucesso ou falha)
Читать полностью…Dá uma olhada nas opções free tipo o Grafana, DataDog e DynaTrace são pagos
Читать полностью…É mais poderoso que ter um erro X sendo retornado pro cliente
Читать полностью…Se chegar ao ponto do cliente ter que te contar o erro, ele provavelmente já vai deixar claro onde está o erro: “fui tentar fazer um pedido e na hora da confirmação dá erro”, você já sabe que é no POST /checkout, por exemplo
Читать полностью…Fora que você arrisca vazar detalhes de implementação do seu projeto “dizendo onde deu erro”
Читать полностью…Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida:
Quando ocorre um erro em uma requisição à API de vocês, a resposta inclui o identificador da requisição (como um ID único ou traceId) e o endpoint onde o erro aconteceu?
🟢 [Online|13:30|Inteligência Artificial: consumo MCP|Gratuito]
Fala galera! Daqui a pouco - a partir das 13:30 - horário de Brasília - estreia mais um vídeo gratuito - com chat ao vivo para dúvidas - no Canal .NET. Confira neste conteúdo como podemos interagir via chat com uma Inteligência Artificial, consultando os recursos que possuímos em uma subscription na nuvem... Tudo isso em um exemplo que faz uso de .NET, Semantic Kernel - Java e Python também são opções possíveis, do projeto Testcontainers, do Azure OpenAI como solução de IA generativa e com monitoramento via Grafana + OpenTelemetry (exportando traces, com a criação do ambiente de testes através do Docker Compose): https://www.youtube.com/watch?v=zGt65t02JgA
🔵 [Ao Vivo|21h|Kubernetes: IA, dicas, truques|Gratuito]
Fala galera! Daqui a pouco - por volta das 21:00 - horário de Brasília - teremos mais um evento ONLINE e GRATUITO no Canal .NET. Acompanhe esta nova live e fique por dentro de diversas dicas e truques extremamente úteis no dia a dia com Kubernetes, ferramentas auxiliares, Inteligência Artificial + MCP, projetos cloud native, integração com serviços em nuvem (incluindo o suporte ao AKS - Azure Kubernetes Service), monitoramento, segurança e muito mais! Segue o link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=BPVqpLc45pU
você entrou na lista de espera? se sim, segura que estou chamando 1 por 1.
Читать полностью…opa, está fechado sim. Acabou de entrar uma enxurrada de alunos, e ao mesmo tempo estou com 2 clientes grandes, não consigo lidar com o fluxo normal.
Читать полностью…testes e segurança, eu delego quase sempre!
todo dia tem uma novidade
e eu pessoalmente não entrego tanto valor.
minhas habilidades valem pouco quando o assunto é testes.
Eu disse, o api gateway coloca, a aplicação só recebe.... A única coisa que ela faz é consumir sem manipular
Читать полностью…A ideia é ter um ponteiro que permita ao cliente dizer qual foi a operação que deu erro.
Não é sobre ter ou não ter observabilidade, é sobre ser preciso na definição de qual operação o cliente está falando.
Dá uma procurada por ferramentas de observabilidade e dá uma estudada
Читать полностью…Essa era uma dúvida de estudo,apenas para projeto pessoal
Читать полностью…O DynaTrace consegue te dar toda a rota da requisição dentro da sua cloud, até a nível de qual query SQL você rodou no BD
Читать полностью…Isso serviria mais para o usuário te informar de algo e te dar o código do erro, acho meio errado. Prefiro ter alguma ferramenta de observabilidade com alertas em caso de erro, como o DataDog ou DynaTrace. Você loga o erro, a ferramenta vai capturar os logs e salvar lá; o cliente só deveria receber uma mensagem de “algo deu errado!” e vida que segue.
Читать полностью…Tem muita gente que defende o movimento Build in Public, onde você compartilha sua ideia, processo e aprendizados com o público, ainda durante a construção.
A proposta parece interessante: atrair/construir uma audiência, validar com ela, corrigir rotas mais cedo… Mas será que funciona mesmo? E os riscos?
Confesso que ainda não sigo esse caminho, mas tenho refletido bastante sobre os possíveis benefícios.
Nesse vídeo, reajo a um post e compartilho minha visão sobre essa abordagem.
📽️ Assista agora: https://www.youtube.com/watch?v=KVuHwnTQ2f8
[RabbitMQ + .NET|23/07|Online|Gratuito]
Acompanhe neste evento ONLINE e GRATUITO do Canal .NET como simplificar a implementação de aplicações .NET que consumam mensagens do RabbitMQ, utilizando o projeto open source Oragon.RabbitMQ. Esta solução é similar às Minimal APIs do ASP.NET Core, evitando assim dezenas de linhas de código na implementação de Workers para consumo de mensagens... Mensageria, arquiteturas distribuídas e microsserviços, boas práticas e muito mais!
Palestrante: Luiz Carlos Faria (Microsoft MVP, MTAC)
Quando: NESTA QUARTA, 23/07/2024 - a partir das 21:00 - horário de Brasília
Faça sua inscrição em:
https://bit.ly/live-rabbitmq-minimal-apis-oragon-2ed
[Online|13:45|Código Seguro: a ferramenta Gitleaks|Gratuito]
Fala galera! Daqui a pouco - a partir das 13:45 - horário de Brasília - estreia mais um vídeo gratuito - com chat ao vivo para dúvidas - no Canal .NET. Confira neste conteúdo como o projeto open source Gitleaks pode ser uma ótima alternativa na obtenção de um código mais seguro. Executada a partir da linha de comando, esta ferramenta é capaz de varrer toda uma estrutura de diretórios em um repositório e apontar secrets/credenciais encontrados em diferentes arquivos de código... E o melhor de tudo, o Gitleaks é facilmente integrável com soluções de automação como o Azure DevOps: https://www.youtube.com/watch?v=1PuGIMJxBTk
no início o pessoal costuma demandar muito, fiquei 2 meses sem abrir
Читать полностью…minha parte era a rearquitetura, e recuperação, para testes veio uma equipe inteira para lidar com isso.
Eu deleguei para os especialistas em testes, só fui chamado porque não conseguiam destravar o lance do Ajax Control Toolkit. Que eu também não mexeria com a rearquitetura (que focava mais em backend).
Eu já tinha nas mãos outros desafios muito maiores para me importar, o de testes eu realmente só participei porque era a forma de validar o resultado do meu trabalho, e sem testes, sem métrica que comprovasse o sucesso.
o piano era pesado demais para abraçar o mundo...